Chef Rui Paula | Rui paula
Considerado como uma referência incontornável da cozinha moderna, e distinguido com uma Estrela Michelin, os pratos do Chef Rui Paula revelam a memória das suas origens, preservando sabores, texturas, aromas e cores, em surpreendentes recriações, cheias de originalidade. Natural do Porto, a simplicidade e o sentido de humor são traços que lhe vincam a personalidade. Foram as raízes transmontanas que lhe despertaram o gosto pela cozinha, e as mulheres da família - mãe e avó - inspiraram as bases que o transformariam no profissional que é atualmente: apaixonado, original e surpreendente.
40596
page,page-id-40596,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.2,smooth_scroll,fade_push_text_right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Despertar os sentidos

Considerado como uma referência incontornável da cozinha moderna, e distinguido com uma Estrela Michelin, os pratos do Chef Rui Paula revelam a memória das suas origens, preservando sabores, texturas, aromas e cores, em surpreendentes recriações, cheias de originalidade.

Natural do Porto, a simplicidade e o sentido de humor são traços que lhe vincam a personalidade. Foram as raízes transmontanas que lhe despertaram o gosto pela cozinha, e as mulheres da família – mãe e avó – inspiraram as bases que o transformariam no profissional que é atualmente: apaixonado, original e surpreendente.

Memória criativa

 “A gastronomia tem raízes emocionais, constituindo um vínculo ao contexto cultural”.

Memória de gerações, de aromas e sabores que recria a cada nova combinação, de forma a alcançar emoções gustativas que resultam numa cozinha ‘étnico-emocional’, sem limites geográficos na criação e influências.

No saber consolidado e na busca constante pela criatividade e inovação, Rui Paula é rigoroso na escolha de produtos – sempre frescos e de qualidade – trabalhando-os  de forma a que as suas criações acompanhem as tendências mais modernas e vanguardistas, aliadas a técnicas criativas e originais, sem nunca perder o sabor genuíno.

A sua curiosidade é inesgotável, resultando em combinações únicas de fusão, elaboradas a partir do cruzamento de produtos de todo o mundo.

Espaços e ambientes

“Uma refeição deve ser uma experiência sensorial e cultural, em que o ambiente do restaurante, bem como o contexto paisagístico, desempenham um papel importante”.

Os três restaurantes de Rui Paula, posicionados em ambientes distintos, oferecem experiências gastronómicas diversificadas.

O DOC, em pleno coração do Douro Vinhateiro, celebra os sabores numa paisagem única. O DOP, no centro histórico do Porto, invoca memórias gastronómicas de cores e texturas. O seu mais recente, mas já consolidado, projeto é a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, classificada como Monumento Nacional e distinguida com uma Estrela Michelin. Aqui, a intimidade com o oceano, desperta os sentidos.

Casa de Chá da Boa Nova

Casa de Chá da Boa Nova

Espírito empreendedor

Acompanhado pelo núcleo familiar, e sempre atento às mais recentes tendências e evolução do mercado, os projetos de Rui Paula são totalmente personalizados.

Ao longo do percurso, a aposta recaiu no trabalho em restaurantes próprios, realizando diversos estágios externos, de forma a conhecer outras cozinhas, o que se faz em Portugal e no mundo, recorrendo à investigação constante. Há mais de duas décadas abriu o seu primeiro restaurante – o Cêpa Torta. Desde então, todos os seus  negócios traduzem-se em solidez e consistência.

Referência internacional

Rui Paula é uma das principais referências nacionais e internacionais, tendo participado como convidado em inúmeros eventos de grande prestígio ligados à atividade gastronómica e vínica.

ruipaula-timeline